Ourique FM

Nasceu um prémio para os escritores alentejanos

Nasceu um prémio para os escritores alentejanos

Cultura

Escritores alentejanos têm a partir de agora um evento anual onde são distinguidos

14 de fevereiro de 2018

Foi no sábado em Beja, que pela primeira vez foram entregues os Prémios Literários Joaquim Mestre. 


Joaquim Mestre, foi um dos grandes impulsionadores do novo conceito de biblioteca pública, tendo contribuído decisivamente para que a Biblioteca de Beja, onde era Diretor, se tornasse uma referência na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


Agora, em jeito homenagem, a Associação de Escritores do Alentejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, criam em parceria o Prémio com o seu nome. 


Dia 10 deste mês foram conhecidos os resultados finais durante a 1.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre onde estiveram a concurso 22 textos originais.
 

Foram apurados 14 trabalhos finalistas, tendo sido atribuídas as seguintes distinções:

Menção honrosa para os textos "A Mulher do Sargento Espanhol", da autoria de Rui Manuel Aragonez Marques, e "Alentejo, Alentejo", da autoria de Ivo Daniela Lima de Carmo e na categoria de texto vencedor do prémio "Um certo incerto Alentejo", da autoria de António José da Costa Neves

 

António José da Costa Neves - Vencedor da 1ª Edição do Prémio Literário Joaquim Mestre

 

Com esta iniciativa pretende-se “promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade cultural da Região Alentejo” refere a organização em comunicado.

No Ar