Ourique FM

Feira de Castro acontece no terceiro domingo de outubro

Feira de Castro | Fonte: C.M.Castro Verde

Alentejo

26 de setembro de 2017

Nos dias 14 e 15 de Outubro, Castro Verde recebe a sua tradicional feira. Dois dias de movimento de gentes das mais variadas regiões do país. Como se pode ler do site oficial do município, esta feira representa um “ lugar de encontro, de tradição e de memórias e uma referência no valorizar das raízes e do património oral da região”.

 

Este evento iniciou-se em 1620 pela mão de Filipe II, que pretendia responder aos moradores do concelho utilizando  o lucro do aluguer das barracas e tendas dos feirantes na construção da igreja Chagas do Salvador (ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios) conforme menciona a página.

 

A Feira de Castro mantém viva a ligação ao passado com a venda a retalho dos pequenos comerciantes e produtores, onde o visitante pode encontrar artigos diferenciadores como “artefactos da latoaria, quinquilharias e loiças de barro, alfaias agrícolas e mobiliário rústico.”

 

Para além do comércio é valorizada a cultura e património da região “como o cante alentejano, a viola campaniça, o folclore algarvio ou a arruada de banda”.

 

O programa da feira brevemente será disponibilizado na página web do município.

 

 

No Ar