Alentejo
A decisão foi anunciada durante a manhã de hoje, na sede da UNESCO, em Paris, pelo conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB (Man & the Biosphere)
Castro verde é a 1ª Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO a sul do tejo e a 11ª a nível nacional, “sinónimo de diferenciação pela qualidade e pela excelência e confere todo um potencial de divulgação e visibilidade mundial.”
A candidatura foi elaborada pela “Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza, implicou a dinamização de um processo de participação e construção comunitária, iniciado no ano de 2013, que culminou com a sua entrega em setembro de 2016 e a subscrição do Estado Português.”
Castro Verde pertence à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de décadas, novos desafios se apresentam, o que potenciará uma dinâmica local de trabalho em rede.
Francisco Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, disse em comunicado que é “um passo importante pela imagem que transmite para o exterior do território, mas sobretudo é um acréscimo de responsabilidade pelo compromisso que assumimos ao apresentar esta candidatura de contribuir para a construção de um Planeta mais sustentável, mais justo e equilibrado. Não parámos e vamos continuar a trabalhar por uma terra melhor. Já amanhã. Com ainda mais vontade e determinação do que ontem”.
Saiba mais aqui.