Ourique FM

Ourique, Almodôvar e Mértola têm projeto em votação no Orçamento Participativo Jovem Portugal

(imagem ilustrativa)

Cultura

A proposta “Escola de Ofícios e Profissões Tradicionais” tem um valor aproximado de 60 a 75 mil euros, e tem como objetivo “promover a fixação de jovens e a dinamização e/ou recuperação de tradições/profissões em vias de extinção

07 de dezembro de 2017

Ourique, Almodôvar e Mértola estão representados no Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJ), através da proposta “Escola de Ofícios e Profissões Tradicionais”, apresentada por Luís Martins, residente na Aldeia Dos Fernandes, concelho de Almodôvar.

 

 A proposta “Escola de Ofícios e Profissões Tradicionais” tem um valor aproximado de 60 a 75 mil euros, e tem como objetivo “promover a fixação de jovens e a dinamização e/ou recuperação de tradições/profissões em vias de extinção nesta sub-região do Alentejo, propõe-se a realização de um programa de formação em áreas e profissões outrora pujantes nesta região e que se têm vindo a perder ao longo do tempo, como é o caso dos sapateiros, dos tecelões, de apanhadores de cogumelos e silarcas, dos produtores de medronho e licores derivados, etc. Destinado a jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego. Além da formação específica na respetiva área, seria também dada formação na área do marketing, empreendedorismo e comunicação digital, de forma a facilitar o processo de criação e dinamização do próprio negócio”, le-se na descrição no portal do OPJ.

 

O OPJ é um processo de participação democrática promovido pelo Governo, onde todos os cidadãos entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e votar em projetos de investimento público no valor total de 300 mil euros.

 

A iniciativa pretende contribuir para a inovação e estimular participação dos jovens cidadãos na sociedade, apostando no espirito criativo e empreendedor.

 

 

Para votar na proposta basta enviar um SMS grátis para o 4310, com o número do projeto e o número do teu cartão de cidadão, ou aceder ao website. Quem votar habilita-se ainda a ganhar um INTRA_RAIL .

 

Exemplo do SMS

No Ar