Ourique FM

Trailer

13/07/2017

Nuno Alcobia

Luzes, Câmara, Acção!

 

É com satisfação que observo que as idas ao cinema cresceram no primeiro semestre de 2017.

 

Entre Janeiro e Junho, houve um acréscimo de 1 milhão de pessoas relativamente ao período homólogo.

 

Os filmes mais vistos foram: Velocidade Furiosa 8, A Bela e o Monstro e as Cinquenta Sombras Mais Negras.

 

 

No cinema nacional, o filme Jacinta, que com mais de 45 mil espectadores, tornou-se o mais popular entre os demais.

 

Para esta semana são nada mais nada menos que oito estreias.

 

Quero destacar algumas delas. O filme Três Gerações, que aborda a mudança de género por parte de um adolescente. O elenco é conhecido. Susan Sarandon, Naomi Watts e Elle Fanning, são as cabeças de cartaz de uma fita que surge nas salas de cinema na terceira semana de Julho.

 

O outro filme que me parece que promete, é a película Um Jogo de Honra. O cartaz tem uma frase forte.

 

 

O Orgulho de um pai. O amor de uma mulher. A alma de um rebelde. O coração de um campeão. Gosto! O filme é baseado numa história verídica. O golfe surge como pano de fundo, onde um filho apesar das suas origens humildes, leva-o a impor-se perante o pai na busca do seu sonho. Um filme que promete.

 

Mas o grande destaque da semana prende-se com a aventura do Planeta dos Macacos: A Guerra. O confronto entre símios e humanos é levado ao extremo. As cenas são dignas de cinema fantástico. Os mais puristas irão desconfiar certamente. Mas o realizador também do anterior Planeta dos Macacos: A Revolta, dirige sem sobressaltos este filme de acção garantida.

 

Pode ler-se no cartaz: Pela família. Pela liberdade. Pelo planeta.

 

Para a semana seguinte, Baywatch e Carros 3, tomam conta das salas de cinema. O primeiro é um filme tipicamente de verão. Corpos escaldantes, o calor e praia como cenário, colocam o espectador para ambientes mais refrescantes.

 

 

O segundo filme é uma animação de velocidade garantida. O lendário faísca continua a comandar as operações. Cada um no seu género, deverá testar o grande público no pico do verão.

 

O destaque da semana do Trailer vai para o filme Adeus Índia.

 

 

Em 1947 é o domínio colonial britânico a sustentar a passagem da soberania para os recém-criados Índia e Paquistão.  

 

O espectador delicia-se com a trama, o fantástico desempenho dos actores.

 

Um cenário encantador neste drama histórico. Apesar das boas intenções do último vice-rei da Índia, o confronto está sempre iminente.

 

 

Jogos políticos de bastidores são colocados em cima da mesa perante o vice-rei britânico. Enternecedor assistir a atitudes humanistas de uma sinceridade transportada para o grande ecrã. Nós somos colocados frente a frente aos confrontos entre os vários lados da barricada. Indianos e Paquistaneses lutam entre si na pretensa fronteira que terá de ser delineada pelos britânicos, com a anuência dos respectivos países. Um filme com o cunho da BBC. A narrativa está lá, o bom desempenho dos actores também. Um verdadeiro filme para se assistir. E com uma bonita história de amor pelo meio. É daqueles filmes que deveria estrear no Outono, parece ser a época ideal para este tipo de narrativa. Mas compreende-se que o verão não pode ser só blockbusters.

 

 

Não esquecer para hoje, dia 13, um romance que promete agitar corações mais sensíveis. Amor Acima de Tudo vai estar no Sousa Telles às 21h30.

 

A Rádio Ourique de mão dada com a 7ª arte.

 

Saudações cinéfilas!

No Ar