Ourique FM

1 Milhão de euros para requalificação do museu de Beja

1 Milhão de euros para requalificação do museu de Beja

Mundo

20 de junho de 2017

O Museu Regional de Beja, que se encontra no edifício do Convento Senhora da Conceição, vai ser requalificado, segundo a empresa gestora do mesmo, o investimento previsto é de um milhão.

 

João Rocha, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), avançou que "O museu vai ser objeto de obras de requalificação, que irão ser postas a concurso durante o mês de Julho", e estima-se que as obras deverão arrancar em 2018.

 

Este será um projecto que irá candidatar-se a ser cofinanciado por fundos comunitários, irá incluir intervenção ao nível da arquitetura e requalificação, assim como as infra estruturas elétricas. Posteriormente serão realizadas as obras de modernização do interior e nova iluminação cénica.

 

O presidente acrescenta que o museu "é uma riqueza que temos, e vamos aproveitá-la", referiu, ainda, que a CIMBAL vai "valorizar" o museu, e a Câmara de Beja, no âmbito da sua estratégia de valorização do centro histórico da cidade, está "empenhadíssima" na sua requalificação. Para João Rocha, "o objetivo é colocar o museu no lugar em que merece estar, porque é um museu regional, mas de interesse nacional", e tem um "vasto e valioso acervo patrimonial", e está instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição, um edifício com "valor cultural".

 

A gestão do Museu Regional de Beja, também conhecido por Museu Rainha D. Leonor,

está, desde Maio de 2015, a cargo da CIMBAL.

 

No Ar